terça-feira, 13 de julho de 2010

Por que a noção de estrutura é tão fundamental para a ciência?

Bookmark and Share

Antes de voltar a escrever no blog, eu estava muito ocupado com uma prova de Antropologia II, dada pelo professor Mércio P. Gomes. Já fizera questões anteriores, que falavam sobre Durkheim e Culturalismo, mas ainda faltava uma questão: "Por que a noção de estrutura é tão fundamental para a ciência?". Podia ter feito uma outra questão, "o que é ser antropólogo?", mas achei que poderia estar repleta de pegadinhas.

Faltavam dois dias para entregar a prova, e eu nem sabia por onde começar! Cheguei a ler a introdução de "Usos e sentidos do termo 'estrutura'", feita por Roger Bastide, mas só fiquei mais confuso ¬¬

Joyce, do Fofocando Pensamentos, até tentou me ajudar, com um chamado meu do twitter. Ela disse:

"Bom, pergunta complicada e que você provavelmente não verá a resposta... Mas vou tentar explicar o que eu penso. A ciência pretende tornar as coisas o mais simples possível, mesmo que nem sempre o caminho para isso seja o mais simples... Então, para estruturar alguma tese, ou qualquer outra coisa, ela precisa ter a noção de estrutura muito bem esclarecida para si mesma; porque, senão, responda-me, como ela pode estruturar se nem ao menos soubesse a noção de estrutura? Pode ser meio viajada, ou até mesmo inútil a minha resposta, mas é isso =D"

Muito bem argumentado, mas não é bem aí que o autor da questão quer chegar. A questão é a confusão que se faz entre sistema, estrutura, organização... Afinal, Joyce, o que mudaria na sua resposta se você trocasse "estruturar" por "organizar" e "estrutura" para "organização"?

Eis que, um dia depois, após ler pela segunda vez o texto e pesquisar o significado de palavras como "sistema", "organização", "modelo" e "estrutura", por fim consegui entender e responder a questão.

A grosso modo, ou seja, resumindo pacas, diz-se que o avanço na utilização do termo "estrutura" se deve ao fato de, nas diversas vezes que foi usada nas ciências humanas e sociais, o conceito ter dois sentidos: 1) o que faz da estrutura uma definição do objeto; e 2) o que faz dela uma construção conformadora do objeto. Ou seja, ele é um sistema e, ao mesmo tempo, as relações entre as partes dele.

Isto já dá pistas de como o conceito de "estrutura" se relaciona e difere muito de outros, por exemplo, "sistema", "forma", "organização" e "modelo". Há vários sistemas, por exemplo, organizações e estruturas. Todos os dois possuem uma forma, seja ela física (a como se encontram espalhadas certas casas, por exemplo) ou mental (costumes de um povo, por exemplo). Porém, somente na estrutura o sistema está “latente”, com potencial de os objetos mudarem e suas inter-relações também; pois “se trata de um modelo que permite a previsão e torna inteligíveis os fatos observados”. Os problemas aparecem com a oposição irredutível entre modelo e concreto, relações latentes e relações reais, forma física e forma mental.

Isto mostra que há grande diferença entre "estruturar uma tese" e "organizar uma tese". Uma tese organizada é uma tese sobre algo de natureza estática, que não muda, e, se muda, muda apenas uma parte, mas não todo o sistema. Já isto muda (e muito), quando se usa "uma tese estruturada". Há uma corrente que tenta unir as ciências sociais e humanas com esta ideia, que é o Estruturalismo.

Então, esta é a contribuição do conceito de estrutura para as ciências humanas e sociais. Qualquer dúvida, é só postar nos comentários; críticas são muito bem aceitas (por favor, se você professor e/ou expert achar algo errado, mande sua correção; pois não quero difundir coisas erradas). E, Joyce, pode deixar que, quando eu tiver escrito "dia da cidadania", lhe darei um exemplar assinado. Inté, pessoal!

Bibliografia:
BASTIDE, Roger (org.). Usos e sentidos do termo "estrutura". Trad. Maria Heloiza S. Cappellato. São Paulo: Ed. Herder e Editora da Universidade de São Paulo, 1971.


Um comentário:

Joy disse...

Pois é, Diego!
Acho que eu consegui enxergar pessoas que têm uma forte relação com a minha vida e que não são máquinas criadas a meu favor!

Quanto ao seu post!
Muito obrigada pela dedicatória (hehe) e eu queria dizer que eu ainda pretendo reescrever minha resposta! Algumas coisas ficaram mais claras agora e eu ainda tenho que pesquisar, no mínimo, uma definição simples do que é estrutura. Se puder, me mande um e-mail com o que o professor solicitou. Assim eu terei menos complicações na hora de responder.
E... muito interessante você publicar isso aqui. Eu gosto de encontrar coisas que me façam pensar além do superficial sobre o que a pessoa escreveu. E quando ganhar o livro, pretendo fazer o mesmo com ele.
Obrigada!